Razões
|
O impacto da pandemia na vida das escolas trouxe outros olhares sobre a forma como aprendemos e ensinamos criando a necessidade de repensar as metodologias e até os espaços, nomeadamente as salas de aula.
A formação propõe aos professores a exploração de diferentes metodologias e a integração de abordagens transdisciplinares nas suas práticas. Isso permitirá que os professores desenvolvam atividades colaborativas que envolvam múltiplas disciplinas, enriquecendo a experiência de aprendizagem dos alunos.
Através da formação “Tecer abril - Um olhar transdisciplinar sobre a liberdade” os professores serão incentivados a desenvolver atividades que estimulem a criatividade e o pensamento crítico dos alunos. Isso contribuirá para uma aprendizagem enriquecedora e permitirá que os alunos explorem e expressem suas próprias perspetivas e ideias.
|
Efeitos
|
Tecer abril é uma expressão metafórica que representa o ato de construir, entrelaçar e fortalecer os princípios e valores da liberdade nas nossas vidas e na sociedade. Assim como um tecelão utiliza fios para criar um tecido, tecer a liberdade implica trabalhar ativamente para promover e preservar a liberdade individual e coletiva.
A formação tem como principal objetivo capacitar os professores para a implementação do projeto “Tecer Abril” com as suas turmas, valorizar e explorar as diferentes metodologias e recursos pedagógicos, promovendo a interdisciplinaridade, a criatividade, o pensamento crítico e a participação ativa dos alunos na aprendizagem.
O projeto busca explorar o tema da liberdade por meio de atividades que integram diferentes disciplinas, como português, matemática, estudo do meio, educação para a cidadania e artes.
|